sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Um pouco sobre a Cultura Celta – Parte 02

O que é o Reconstrucionismo Celta?
Para entender o Reconstrucionismo Celta é necessário primeiro entendermos o que é o movimento reconstrucionista das religiões da antiguidade ditas pagãs. A religião reconstrucionista baseia suas práticas nos estudos de história, mitologia, arqueologia e folclore de uma cultura em particular. O propósito da religião reconstrucionista é reconstruir a religião pagã da tal cultura, em contexto com o mundo moderno.
Portanto, o Reconstrucionismo Celta é um esforço de reconstituir, em um contexto cultural Céltico moderno, os aspectos das antigas religiões Celtas que se perderam ou foram suprimidos pelo Cristianismo.
O Reconstrucionismo Celta é uma religião politeísta baseada na compreensão da cultura Celta. Nós acreditamos que existem vários deuses e deusas e que eles são entidades separadas e independentes merecedoras de culto. Nós acreditamos que os ancestrais e espíritos da terra/natureza também são entidades individuais merecedoras de reconhecimento e reverencia. A maioria dos Reconstrucionistas Celtas acreditam que as deidades e espíritos agem nesse mundo e em suas vidas pessoais, influenciando-os e respondendo as preces, oferendas e sacrifícios. As deidades celtas são o principal foco de nosso culto.
Homens e mulheres são iguais em poder e capacidade na liderança de grupos reconstrucionistas. Para ser adepto ao reconstrucionismo Celta não é necessário ter uma ancestralidade celta, nós respeitamos todos os nossos ancestrais e professores, sendo eles Celtas ou não. Nós aceitamos o ancestral povo Celta como ancestrais espirituais em nossa busca pessoal.

1 comentários:

muito bons os seus textos! :D
como estão os preparativos?

beijos
 

Postar um comentário