terça-feira, 21 de outubro de 2008

Um pouco sobre a Cultura Celta - parte 01

Meu casamento e do Edu será em uma cerimônia inspirada na cultura e religião Celta. Mas precisamente nos preceitos do Reconstrucionismo Celta. Então decidi falar um pouco sobre os Celtas e sobre o Reconstrucionismo Celta.

Quem eram os celtas?
Os povos celtas estiveram espalhados por quase todo o continente europeu. A sua história se estendeu por cerca de dois mil anos (de 1800 aC até o final do século 1 dC).
Quando se fala dos povos celtas, não se fala de um império celta, porque eles viviam em tribos independentes. Eles eram organizados política e socialmente em tribos independentes que, ao longo dos anos, foram se espalhando pela Europa. Compartilhavam cultura e costumes religiosos e sociais, tinham uma língua e tradições artísticas comuns. Estavam divididos em tribos aristocráticas governadas por chefes militares empenhados em continuas lutas internas. As enormes distâncias que separavam umas tribos das outras debilitaram a comunicação e favoreciam a desintegração.
Ao final do século 3 a.C., a influência dos celtas na Europa estava em declive. Não transcorreu muito tempo antes que fossem ameaçados em várias frentes pelos germanos, dácios e romanos. Um século mais tarde, apenas uma parte do vasto território seguia sob seu controle. Somente a Galia e as Ilhas Britânicas conservavam sua independência e identidade. No século 1 a.C., Galia foi invadida pelo imperador Júlio César e incorporada ao Império Romano. A Grã Bretanha foi rebatizada com o nome de Britania.
Todo este tempo, a Irlanda Celta, livre de qualquer intento invasor, tinha desfrutado de uma paz e independência quase absolutas. Como resultado deste clima de tranqüilidade, sua cultura, tradições e língua, puderam sobreviver muito mais tempo que em qualquer outro lugar do mundo celta. Sendo portanto o foco de estudo de muitos que seguem o Reconstrucionismo Celta, assim como eu.

0 comentários:

Postar um comentário